mantener a Astrologos del Mundo cuesta tiempo y dinero , si quieres colaborar te lo agradecemos Gracias de antemano!!!!!!

Novo Ciclo de Lunação em Libra: Tempo de Praticar a Cooperação e a Afetividade

Em 27/09/2011, terça-feira, dia de Marte, teve início o Novo Ciclo de Lunação em Libra, às 08h10min (horário de Brasília, BR). O Sol já havia entrado neste signo em 23/09/2011, sexta-feira, dia de Vênus, ás 06h05min marcando o equinócio de Setembro que deu início à Primavera no hemisfério Sul. E ás 09h10min teve início o Outono no hemisfério Norte.

O Equinócio: A Terra em Equilíbrio

No equinócio o dia e a noite são exatamente iguais: tem 12 horas cada um, depois disso, os dias ficam mais longos no hemisfério Sul e mais curtos no Norte.

Há dois equinócios por ano: o de Março, que marca o início do outono no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte, e o de Setembro, onde há uma inversão das estações.

O equinócio de Março marca o início de um novo ano astrológico, com a entrada do Sol em Áries, já o equinócio de Setembro marca a metade desse novo ano com a entrada do Sol em Libra. Enquanto Áries marca o início dos seis signos pessoais do zodíaco, o signo de Libra dá início aos seis signos sociais.

Vale lembrar que, originalmente, a roda zodiacal tem ambos os signos formando a polaridade Ascendente – Descendente, que simboliza a linha da consciência.

Isto significa que a humanidade necessita aprender a viver a experiência terrena de modo que cada ser humano saiba afirmar sua individualidade ao mesmo tempo em que exercita a capacidade de interagir com o outro tal qual é, ou seja, acolhendo naturalmente a alteridade.

Trata-se, aqui, de cada um aprender a respeitar a individualidade do outro, aceitando suas características peculiares e, sobretudo, sabendo valorizar aquilo que os diferencia, de modo a fazer da experiência terrena um encontro frutífero entre as diversas individualidades que compõem a totalidade humana.

Só assim será possível legar às futuras gerações um mundo mais harmonioso e amoroso.

Libra o Signo da Parceria e da Cooperação

É interessante observar o seguinte: o Sol entrou em Libra no dia de Vênus e o novo Ciclo de Lunação, que simboliza o casamento do Sol (espírito; identidade, masculino, pai) com a Lua (alma encarnada, sensibilidade, feminino, mãe), ocorreu na terça-feira, dia de Marte.



Marte e Vênus são considerados, respectivamente, o embaixador do Sol e a embaixatriz da Lua e formam a polaridade que simboliza a união dos opostos, ou seja, o casamento na experiência terrena.

É claro que essa união não se restringe à parceria  afetiva e sexual, embora Libra a simbolize, pois o conceito de união abrange parcerias em geral e traz implícitas as idéias de empatia, cooperação e, sobretudo, de reciprocidade entre o dar e o receber em todas as relações humanas.

Sendo um signo social, Libra está associado à união de interesses, esforços e
ações que permeiam as relações interpessoais, sejam as parceiras afetivas, sejam as associações de negócios ou as atividades em equipes, portanto, todas as interações que implicam em mútua confiança e cooperação.

O conceito de Espelhamento

Libra é regido por Vênus, o planeta da receptividade e da afetividade. E embora seja considerado prioritariamente o signo do amor, do romance, do casamento e da diplomacia, é nele também que o processo de espelhamento se manifesta de modo claro e efetivo


espelhamento consiste em buscar a si mesmo (a) no outro e é muito comum este tipo de relacionamento, sobretudo na fase em que o ser humano ainda não tem muita clareza sobre sua real identidade, mas sabe que precisa distinguir-se no meio em que vive, sobretudo de seus familiares, para poder sentir-se um indivíduo. 

 Mas, quase sempre há tendência a atrair alguém aparentemente oposto à imagem que temos de nós mesmos, pois a função do outro, neste caso, é refletir determinadas facetas que compõem nossa sombra - partes ignoradas rejeitadas  de nós mesmos.  

 

E é aí que começam os conflitos, pois a dificuldade em admitir nossas próprias fragilidades acaba levando-nos a cobrar do outro mudanças comportamentais e até mesmo de personalidade, numa clara reprodução do amor condicionado muitas vezes vivido na infância, como por exemplo, através de frases do tipo:

“Se você não for obediente, papai e mamãe não gostam mais de você”, ou outras semelhantes que são interpretadas emocionalmente pela criança como “Papai e mamãe não gostam de você como você é”.

Claro que eu estou carregando nas tintas, mas a verdade é que o medo da rejeição afetiva e outras inseguranças acabam levando ao estabelecimento de relações pouco transparentes, permeadas por jogos de controle e de manipulação e até mesmo por claras disputas de poder, em alguns casos.

Essas relações carecem de equilíbrio e nada têm a ver com o conceito de parceria inerente ao signo de Libra, que é fundamentalmente baseado na harmonia.

Manifestações Positivas de Libra: Equilíbrio e Harmonia

Libra está associado à harmonia em todas as esferas da experiência humana, por isso simboliza também o senso ético e o estético, que são manifestações exteriores do equilíbrio e da harmonia.

Quem está na sintonia positiva de Libra, odeia brigas e tudo o mais que gere desequilíbrio e perturbe a paz. Prefere o diálogo, a gentileza, a diplomacia a qualquer discussão e tem na empatia um de seus atributos mais valiosos, pois é capaz de colocar-se no lugar do outro mesmo que esteja diretamente envolvido (a) na situação.

Consegue ter o distanciamento necessário para ver-se em perspectiva, de modo a avaliar positiva ou negativamente suas próprias ações, assim como o faz com as ações de seus parceiros (as). E quando há necessidade de qualquer ajuste na relação, sabe colocar-se com elegância para não ferir suscetibilidades.

Mas isto não significa conquistar a paz a qualquer preço, pois quando isto ocorre evidencia-se uma das manifestações negativas de Libra, que é a negação da própria vontade e o bloqueio da autoexpressão.    

Manifestações Negativas de Libra:

A Paz a Qualquer Preço

Há pessoas que não conseguem ficar sozinhas, por isso sujeitam-se a qualquer coisa para manter uma relação, por mais desgastada e insatisfatória que seja.

São pessoas que não conseguem se posicionar com clareza e não sabem dizer não ao outro, com tranquilidade, porque também se sentem desconfortáveis ao ouvi-lo, já que isto remete a frustrações vividas na infância.

Ora, o não que deixam de dizer ao outro acabam dizendo a si mesmas. E isto quase sempre é acompanhado de sentimentos de auto-recriminação, pois no íntimo sabem que lhes falta coragem para agir de acordo com o que seria o melhor para elas.

E, claro, isto não contribui em nada para fortalecer a autoestima dessas pessoas, muito pelo contrário, acaba criando um círculo vicioso que leva ao estabelecimento de sucessivas relações baseadas na dependência e na co-dependência, todas elas permeadas da toxidade emocional gerada pelas faltas de honestidade emocional e de transparência, portanto de integridade.

A impermeabilidade ao outro

No extremo oposto desse padrão comportamental está a impermeabilidade ao outro.

Trata-se aqui de uma estratégia defensiva derivada do mesmo medo de perda e rejeição afetivas citado acima, mas em vez de sujeitar-se à vontade alheia, as pessoas com este perfil são voluntariosas e não mostram a mínima disposição em cooperar com o outro, muito menos em fazer qualquer tipo de concessão.

São rígidas em suas posturas, mostram-se frias e até mesmo inacessíveis ao outro como se houvesse uma barreira invisível a separá-los. 

Mas há vezes em que deixam a sombra, simbolizada por Áries, o oposto complementar de Libra, predominar em suas interações e, ao fazê-lo, manifestam as qualidades mais negativas deste signo: o egoísmo, a insensibilidade, a rispidez e a intolerância.

 

Oportunidade deste Ciclo: Resgate da Integridade

A ativação planetária do signo de Libra indica a chegada de um novo tempo, em que será preciso introduzir mudanças em nossa visão de mundo, pois é isso que redefinirá o modo como nos relacionaremos com a vida e com as demais pessoas daqui em diante.

Isto porque o Novo Ciclo de Lunação em Libra vem acompanhado de Mercúrio, o planeta das comunicações, e caminha na direção de Vênus, que brilha poderoso no signo que rege, estimulando a busca pela harmonia. Além disso, há Saturno, o planeta da maturidade, da responsabilidade e da reestruturação, que já está em Libra desde 2009/2010.

Toda essa configuração planetária em Libra enfatiza, por sua vez, a importância de cada ser humano tornar-se autoconsciente, centrado e equilibrado para que possa estabelecer relações efetivamente produtivas, pautadas pela verdade, pela justiça e pela integridade.

É tempo de deixarmos que o amor floresça em nossos corações, começando por amarmos a nós mesmos; afinal, para que possamos respeitar verdadeiramente ao outro, torna-se imprescindível fortalecermos o auto-respeito.

Trata-se aqui, de adquirir autoconhecimento e de desenvolver as inteligências emocional e espiritual, pois elas trazem em seu bojo as verdadeiras autoestima e autoaceitação.

É preciso que pratiquemos a gentileza primeiramente conosco mesmo, pois só assim ela se manifestará espontânea e verdadeiramente nas relações com os outros. 

E para nos ajudar nesta tarefa poderemos contar com Marte, o planeta da ação direta. 

Marte estabelece relações harmoniosas com os planetas em Libra, a partir de Leão, o signo do coração e da criança interior, colocando muita energia à nossa disposição para agirmos com firmeza, transparência, lealdade, criatividade e, sobretudo, com muita generosidade e leveza em todas as nossas relações, sobretudo nas afetivas.   

Cuidados a Serem Tomados Neste Período

Os planetas em Libra estarão também envolvidos em tensões com os planetas transpessoais Urano e Plutão, respectivamente em Áries e Capricórnio, indicativos de grandes turbulências afetando o coletivo.

Eu tenho enfatizado, em minhas consultorias e postagens, a importância de o ser humano expandir a consciência e a visão de mudo para além dos estreitos limites do ego, pois estamos em pleno processo de mudança de paradigmas, onde o velho jeito de funcionar, baseado no individualismo e na separatividade, já não poderá sobreviver.

É tempo de a humanidade rever seus sistemas de valores e crenças fundamentados no egoísmo para abrir-se a uma visão de mundo mais justa, mais equilibrada e, sobretudo, mais amorosa.

Atenção! Será fundamental evitar qualquer tendência a manifestar reações intempestivas no afã de se libertar de toda essa pressão. Esta não é a melhor saída!

Agora é hora de pensar com objetividade, serenar o ânimo e agir com tato e diplomacia, mantendo o autocontrole e a elegância por mais difíceis que as circunstâncias possam parecer.

Confie na sabedoria do Universo e aceite as mudanças como medidas necessárias à sua evolução pessoal e à da humanidade como um todo.

Acompanhe o desenrolar do Ciclo de Lunação em Libra


Lua Nova até 03/10: Gerando o Novo

Hora de lançar-se ao Novo. Use a criatividade, exercite a flexibilidade mental, sem que isto implique em abrir mão de sua verdade. Planeje suas ações e interações com objetividade e sensibilidade. Exercita a empatia e desenvolva ao máximo sua capacidade de cooperar para a construção de um mundo melhor. Lembre-se que cada um de nós tem o desafio de distinguir-se do outro sendo exatamente tal qual é, pois ser distinto não significa ser diferente, mas, sim, ser alguém original e especial. É assim que você poderá fazer a diferença para melhor neste mundo: sendo você mesmo (a).

Lua Crescente em Capricórnio em 04/10: Tempo de Ajustes

No signo de Saturno, esta fase lunar indica a necessidade de agir com bom senso, maturidade e responsabilidade, admitindo a possível necessidade de fazer ajustes em seus planos e ações para obter os resultados almejados. Mas, tenha sempre em vista o benefício de todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, em seus projeto e iniciativas, pois decisões e ações que possam prejudicar outras pessoas reverterão contra você como um bumerangue. 

Lua Cheia em Áries em 11/10: Conscientização e Colheita

Nesta fase lunar você terá mais clareza da repercussão de suas ações e decisões, pois colherá os frutos positivos ou negativos do que você semeou no início do Ciclo. É possível que você se depare com alguns bloqueios e tenha até mesmo que enfrentar opositores. Mas tenha em mente o seguinte: Se você tem agido de acordo com a sua consciência e o seu coração, respeitando a si e aos outros, então mantenha a calma e evite entrar na vibração negativa alheia e até mesmo do planeta. Lembre-se é tempo de agir com coragem, integridade e transparência. 

Lua Minguante em Câncer de 20-27/10: Desapego

Nesta fase do Ciclo será importante desapegar-se do passado e preparar-se para novas semeaduras.

Encerre pendências, conclua seus trabalhos, livre-se do que já não lhe serve ou mostrou-se improdutivo, pois quanto menos peso você tiver para carregar para o Novo Ciclo, maiores serão as chances de você introduzir mudanças positivas em sua vida.

 

Sugiro que você leia também minhas postagens anteriores sobre Libra, acessando os links abaixo:

https://astrologosdelmundo.ning.com/profiles/blogs/sol-em-libra-e-p...

http://empowerment21.blogspot.com/p/saturno-em-libra-reestruturacao...


Encerro com links para quatro vídeos com músicas que falam de amor, sendo que cada uma delas está associada a uma fase do Ciclo.

 

O 1º deles remete à música "Quem sabe isto quer dizer amor" de e com Lô Borges:   

https://www.youtube.com/watch?v=bfcMcuSwzEc&feature=related

O 2º remete à música "Eu preciso dizer que te amo", de Cazuza, Dé e Bebel Gilberto, com Cazuza:

https://www.youtube.com/watch?v=B0deJOm9R28&feature=related

O 3º remete à música "Se Todos Fossem Iguais a Você", um clássico de Tom Jobim e Vinicius de Morais, na interpretação personalíssima de Maysa Matarazzo: 

https://www.youtube.com/watch?v=DeXqDWDXEHo&feature=related

 O 4º remete ao clássico do cancioneiro francês "Que reste-t-il de nous amour", na voz de Charles Trénet:  

https://www.youtube.com/watch?v=V17L2gu9LdE&feature=related

 

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística.

 

Visitas: 778

Comentar

¡Necesitas ser un miembro de Astrologos del Mundo para añadir comentarios!

Participar en Astrologos del Mundo

© 2024   Creado por Roberto.   Tecnología de

Emblemas  |  Reportar un problema  |  Términos de servicio